Maringá Atlético Clube
Este artigo apresenta apenas uma fonte. (julho de 2025) |
| Nome | Maringá Atlético Clube |
| Mascote | Cachorro |
| Fundação | 3 de janeiro de 1989 |
| Extinção | 10 de dezembro de 1991 |
| Localização | Maringá, Paraná |
|
| |
Maringá Atlético Clube foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Maringá, no estado do Paraná. Foi fundado em 3 de janeiro de 1989.
História
[editar | editar código]A história do clube tem relação com a paixão pelo futebol de Elnio Silveira Pohlmann. O desportista fundou o Grêmio de Esportes Maringá, popular “Apucarana“, nome histórico e folclórico do futebol paranaense. Foi fundado em uma terça-feira, dia 3 de janeiro de 1989.[1]
O MAC debutou na esfera profissional ainda em 1989, quando disputou a segunda divisão paranaense. A competição contou com a participação de 22 clubes, divididos em quatro grupos (três chaves com seis equipes e um com quatro times). O MAC ficou na “Chave Norte” juntamente com: Arapongas, SER Japurá, Nacional, Jandaia e Cambé.[1]
Na primeira fase, o MAC terminou na segunda colocação, com 14 pontos em 10 jogos com sete vitórias e três derrotas; marcando 24 gols e sofrendo 12 gols. Avançaram para a 2ª Fase, o MAC, Japurá e Arapongas, que se enfrentaram em turno e returno. No final, o Maringá terminou com o mesmo número de pontos do Arapongas, mas ficou em segundo lugar no saldo de gols.[1]
Na terceira fase, o Maringá ficou na chave C, com o Comercial de Ubiratã e Caxias. O MAC terminou na primeira posição com 6 pontos em quatro jogos. Com isso, o time avançou para as semifinais. No jogo de ida, em 19 de novembro de 1989, o MAC venceu, em casa, o União Operário pelo placar de 3 a 0.[1]
No jogo da volta, em 26 de novembro de 1989, o MAC arrancou empate em 1 a 1, fora de casa, com o União Operário , avançando para a grande final. No primeiro jogo da decisão, em 3 de dezembro de 1989, o MAC foi até Arapongas e bateu o time da casa pelo placar de 2 a 1. No jogo da volta, em dia 10 de dezembro de 1989, o Maringá voltou a vencer o Arapongas, desta vez por 1 a 0, sagrando-se campeão da segunda divisão paranaense.[1]
O Maringá estreou no campeonato paranaense no ano de 1990. O clube ficou no grupo Azul, terminando na nona colocação com 17 pontos, em 21 jogos. Um fato, no mínimo, curioso, foi que o Maringá enfrentou os quatro grandes do estado e não perdeu. Foi uma vitória e três empates.[1]
O MAC teve uma participação melancólica no Campeonato Paranaense de 1991. A competição teve a presença de 24 equipes. O Maringá estava no grupo A e começou bem, estreando em 24 de fevereiro empatando em 1 a 1 com o Apucarana. Pela segunda rodada em 3 de março, o clube foi derrotado pelo placar de 1 a 0 contra o Campo Mourão. Na terceira rodada em dia 8 de março, o Maringá venceu o Paranavaí por 2 a 0.[1]
Após este jogo, a diretoria do Maringá tomou uma decisão radical e comunicou a FPF, que o clube estava desistindo do campeonato. A FPF decidiu anular os seus jogos e o clube foi automaticamente rebaixado para a segunda divisão paranaense. No final do ano, mais precisamente em 10 de dezembro de 1991, a direção informou que o clube estava fechando às portas para nunca mais retornar.[1]
Títulos
[editar | editar código]| Estaduais | |||
|---|---|---|---|
| Competição | Títulos | Temporadas | |
| Campeonato Paranaense - Segunda Divisão | 1 | 1989 | |