close
Ir para o conteúdo

Maringá Atlético Clube

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maringá
NomeMaringá Atlético Clube
MascoteCachorro
Fundação3 de janeiro de 1989
Extinção10 de dezembro de 1991
LocalizaçãoMaringá, Paraná

Maringá Atlético Clube foi um clube brasileiro de futebol da cidade de Maringá, no estado do Paraná. Foi fundado em 3 de janeiro de 1989.

História

[editar | editar código]

A história do clube tem relação com a paixão pelo futebol de Elnio Silveira Pohlmann. O desportista fundou o Grêmio de Esportes Maringá, popular “Apucarana“, nome histórico e folclórico do futebol paranaense. Foi fundado em uma terça-feira, dia 3 de janeiro de 1989.[1]

O MAC debutou na esfera profissional ainda em 1989, quando disputou a segunda divisão paranaense. A competição contou com a participação de 22 clubes, divididos em quatro grupos (três chaves com seis equipes e um com quatro times). O MAC ficou na “Chave Norte” juntamente com: Arapongas, SER Japurá, Nacional, Jandaia e Cambé.[1]

Na primeira fase, o MAC terminou na segunda colocação, com 14 pontos em 10 jogos com sete vitórias e três derrotas; marcando 24 gols e sofrendo 12 gols. Avançaram para a 2ª Fase, o MAC, Japurá e Arapongas, que se enfrentaram em turno e returno. No final, o Maringá terminou com o mesmo número de pontos do Arapongas, mas ficou em segundo lugar no saldo de gols.[1]

Na terceira fase, o Maringá ficou na chave C, com o Comercial de Ubiratã e Caxias. O MAC terminou na primeira posição com 6 pontos em quatro jogos. Com isso, o time avançou para as semifinais. No jogo de ida, em 19 de novembro de 1989, o MAC venceu, em casa, o União Operário pelo placar de 3 a 0.[1]

No jogo da volta, em 26 de novembro de 1989, o MAC arrancou empate em 1 a 1, fora de casa, com o União Operário , avançando para a grande final. No primeiro jogo da decisão, em 3 de dezembro de 1989, o MAC foi até Arapongas e bateu o time da casa pelo placar de 2 a 1. No jogo da volta, em dia 10 de dezembro de 1989, o Maringá voltou a vencer o Arapongas, desta vez por 1 a 0, sagrando-se campeão da segunda divisão paranaense.[1]

O Maringá estreou no campeonato paranaense no ano de 1990. O clube ficou no grupo Azul, terminando na nona colocação com 17 pontos, em 21 jogos. Um fato, no mínimo, curioso, foi que o Maringá enfrentou os quatro grandes do estado e não perdeu. Foi uma vitória e três empates.[1]

O MAC teve uma participação melancólica no Campeonato Paranaense de 1991. A competição teve a presença de 24 equipes. O Maringá estava no grupo A e começou bem, estreando em 24 de fevereiro empatando em 1 a 1 com o Apucarana. Pela segunda rodada em 3 de março, o clube foi derrotado pelo placar de 1 a 0 contra o Campo Mourão. Na terceira rodada em dia 8 de março, o Maringá venceu o Paranavaí por 2 a 0.[1]

Após este jogo, a diretoria do Maringá tomou uma decisão radical e comunicou a FPF, que o clube estava desistindo do campeonato. A FPF decidiu anular os seus jogos e o clube foi automaticamente rebaixado para a segunda divisão paranaense. No final do ano, mais precisamente em 10 de dezembro de 1991, a direção informou que o clube estava fechando às portas para nunca mais retornar.[1]

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paranaense - Segunda Divisão 1 1989

Referências

[editar código]
  1. 1 2 3 4 5 6 7 8 Maringá Atlético Clube – Maringá (PR): Campeão Estadual da 2ª Divisão de 1989 - Blog História do Futebol